segunda-feira, 29 de julho de 2013

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


O PNAIC é um compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Em nosso município demos início ao pacto com uma aula inaugural e o lançamento do mesmo, que se realizou no centro de Múltiplo Uso dia 29 de abril de 2013, onde contamos com a presença do Secretário Municipal de Educação Paulo Roberto, a vereadora e presidente da Câmara Francisca Gomes Pinheiro, pais de alunos, Fabiana Brito técnica pedagógica da Secretaria de Educação, 42 professores que atuam de 1º ao 3º ano do ensino fundamental em nosso município, as orientadoras de estudos Cíntia Lins e Kelle Cristina e a Coordenadora local do pacto, Rissia Karine.

Para o momento deleite do nosso primeiro encontro o Grupo de Flauta Só melodia nos prestigiou tocando algumas musicas na abertura do evento.

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Gostoso\RN, abraçou o pacto e hoje conta com o compromisso de todos os envolvidos na educação para que possamos alfabetizar todas as crianças do nosso município até os oito anos de idade.

São Miguel do Gostoso\RN,17 de junho de 2013.
Rissia Karine R. Gomes, Coordenadora Pedagógica.

VOCÊ SABE O QUE É O CRAS E COMO ELE FUNCIONA?

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CRAS

O CRASCentro de Referência de Assistência Social - é o equipamento social onde são executados os serviços do SUAS – Sistema Único de Assistência Social - no município de São Miguel do Gostoso. Com inauguração em Julho de 2008, o CRAS vem desenvolvendo os serviços de Proteção Social Básica e dando suporte à Proteção Social Especial de Média Complexidade

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Atende preferencialmente o público do Programa Bolsa Família e visa retirar as famílias da situação de vulnerabilidade e risco social. FONTE: MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Grupo Gestar – O grupo Gestar atende 15 gestantes por grupo e trabalha a mulher e sua condição materna na gestação. O grupo é voltado para beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que estão no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, são discutidos temas referente ao período gestacional e de pós-parto e os cuidados com os recém-nascidos. Após a frequência no Grupo e em conformidade com a LOAS, que direciona as Secretarias de Assistência Social os benefícios eventuais, é concedido o benefício eventual de natalidade às gestantes. 

Grupos de Inclusão Produtiva – São cursos profissionalizantes que tem como objetivo a geração de emprego e renda às famílias beneficiárias de programas assistenciais, afim da recuperação e do desenvolvimento familiar através do trabalho. 

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – São divididos em quatro sub-grupos por faixa etária e visa trabalhar de forma diferenciada as demandas apresentadas por cada grupo social. 
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 00 a 06 anos – No município o grupo trabalhado vai de 03 a 06 anos e são trabalhados em forma de oficinas de resgate cultural e familiar. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos – Antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o serviço amplia as demandas e trabalha com toda criança ou adolescente que esteja em situação de vulnerabilidade e que precisam de apoio sistematizado e contínuo da equipe técnica do CRAS e dos orientadores sociais. São organizados em coletivos, atendidos na sede e nos distritos. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos – Antigo PROJOVEM Adolescente, o serviço visa a orientação cultural, familiar, profissional e cidadã dos jovens do município a fim do desenvolvimento desses jovens. São organizados em coletivos que beneficiam a uma grande parcela dos jovens referenciados. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para indivíduos acima de 60 anos – Em São Miguel do Gostoso, este serviço é organizado em um grupo denominado de Grupo da Melhor Idade que atende a 110 idosos referenciados. O grupo tem dois encontros semanais e lidam com as temáticas referentes a terceira idade e suas especificações. 

Serviço de Proteção ao Deficiente 
Grupo de Orientação aos Beneficiários do BPC – Este grupo tem por especificidade orientar os familiares e os beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada, além de identificar as demandas do município para este público e organizar e mobilizar novos projetos que visem a melhoria da qualidade de vida desses beneficiários. 

PRONATECPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
O PRONATEC Brasil Sem Miséria está dentro do Plano Brasil Sem Miséria que visa a erradicação da pobreza extrema no Brasil. Para isto, o Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios executam os cursos profissionalizantes, sejam eles Técnico ou de Formação Inicial e Continuada a fim de profissionalizar os indivíduos do municípios a partir de suas próprias demandas. Atualmente, no Município de São Miguel do Gostoso já foram beneficiadas mais de 240 pessoas em diversos cursos e tem previsto mais cerca de 500 vagas com cursos já pactuados através das instituições SENAC e UFRN. 


Equipe do CRAS

Francisco dos Anjos Cardoso – Coordenador
Sueli Maria de Andrade – Assistente Social
Luciana Ribeiro Queiroz de Araújo – Psicóloga
Marnyelle Pereira Costa – Auxiliar Administrativo

CERTIFICADOS SEBRAE


Atenção, já estão na Secretaria de Turismo e Comunicação os certificados dos Cursos:

CAMAREIRA
Ana Cristina Alves dos Santos
Cleusa de Souza Alves
Evilene Gomes da Silva
Edigeusa Onofre Teixeira
Edinalva Pereira Guedes
Iraneide Tenório da Silva
Josileide Teixeira Bezerra Pereira
Lucia Cristina de Lima
Maria Auxiliadora de Souza Silva
Maria Gildeni Tenório dos Santos Farias
Maria Cícera felipe Nunes
maria Lucia Vieira Modesto
Marcleide de Souza Pereira
Sergimara Florenço do Nascimento

RECEPCIONISTA
Ana Cristina Alves dos Santos
Cleusa de Souza Alves
Debora Rayane Marcolino Leandro da Silva
Eliane Dantas Elias
Emanoel da Silva Miranda
Josiana Gomes da Silva
Maria do Monte da Silva Bezerra
Maria Luiza Barbosa da Silva
Sergimara Florenço do Nascimento
Silvio Araujo da Costa
Viviane Gomes Monteiro

CONTROLES FINANCEIROS
Aline da Silva Norberto
Alinne Silva Raimundo
Dailson da Silva Oliveira
Elielde de Souza Pimentel Araujo
Jordi Quera I Battle
Manoel Raimundo Filho
Odnilra de Carvalho Martins Fonseca
Rosana Pellicer Carneiro Soares
Sebatião Augusto de Almeida Carneiro de Campos

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social convida a toda comunidade para participar da IV Conferência Municipal de Assistência Social:

A  GESTÃO E O FINANCIAMENTO PARA EFETIVAÇÃO DO SUAS

DATA: 05 e 06 de Agosto de 2013
LOCAL: CENTRO DE MÚLTIPLO USO (Rua Sarabonete, s/n) Centro – São Miguel do Gostoso

Realização:

Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS
Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social - SEMTHAS

COMUNICADO CRAS - INSCRITOS NOS CURSOS PRONATEC UFRN

Convidamos a todos os inscritos dos Cursos PRONATEC UFRN nos cursos de:

- Auxiliar Administrativo,
- Recepcionista em Meios de Hospedagem
- Inglês Básico,
- Montagem e Manutenção de Computadores,
- Operador de Computador,
- Agente de Informações Turísticas. 

Para reunião a realizar-se amanhã, dia 30 de julho de 2013, (terça feira), às 15h00, no Centro de Múltiplo Uso.

Não faltem!

Agradece,
A Coordenação do CRAS.

sábado, 27 de julho de 2013

OBRA DA ENTRADA DA CIDADE II

Boas notícias aos gostosenses!



A Prefeitura entrou em contato com a empresa Galvão Marinho, responsável pela obra na entrada da cidade, através de uma notificação. A AEGOSTOSO (Associação dos Empresários) mobilizou uma grande reunião com os comerciantes da cidade, na última quinta feira, na qual o Secretário de Obras e Meio Ambiente, Fernando Castro, explicou o impasse ocorrido e as possíveis soluções. 

No dia seguinte, sexta feira pela manhã, representantes da Prefeitura e da sociedade estiveram em reunião com a referida Construtora, negociando a retomada da obra.

Segundo o Secretário, ficou definida a imediata a correção do canteiro central e a liberação da iluminação. Também uma operação "tapa buracos" está sendo providenciada para o local, até que a Caixa Econômica libere as alterações solicitadas para o restante da primeira fase da obra, o que não deve demorar muito.

Para quem quiser verificar os valores já liberados para esta e para outras ações na cidade, basta acessar no nosso blog a página PORTAL DA TRANSPARÊNCIA para conferir.

A Prefeita Fafá também reforça hoje seu compromisso de comunicar mais frequentemente as ações desenvolvidas no Município e convoca os moradores para participarem mais de perto de sua gestão.

RESPEITO E PARTICIPAÇÃO. É assim, com todos trabalhando juntos, que o São Miguel do Gostoso ficará cada dia melhor!



quinta-feira, 25 de julho de 2013

ADL - SEBRAE



Categoria empresarial e muito importante para o desenvolvimento econômico do Município, o número de microempreendedores individuais vem crescendo em São Miguel do Gostoso/RN. Profissionais autônomos, que por meio da formalização, garantem acesso ao crédito e uma série de outros benefícios que fomentam o desenvolvimento dos pequenos negócios. Até o dia 19 de Julho, de acordo com dados do Portal do Empreendedor e do Agente de Desenvolvimento, 131 profissionais já saíram da informalidade em Gostoso, na sede e maior números de Empreendedores Individuais, mas tem números significativos nas comunidades.
Apoio
Para fomentar novos negócios e empreendimentos legalizados no município de São Miguel do Gostoso, a Prefeitura através da Sala do Empreendedor vem apoiando quem ainda trabalha na informalidade para regularizarem a situação. De acordo com o Agente de Desenvolvimento – AD Rubens Eduardo, a principal colaboração da Sala do Empreendedor e para os microempreendedores individuais é a abertura de mercado para que esses empreendedores possam se desenvolver. “Atuando naquilo que mais importa para o empresário, que é a ampliação de mercado, fazendo licitações especiais, tendo como regra a Lei Geral”, explicou.

Financiamento
Além das atividades oferecidas pela Sala do Empreendedor, destacou uma linha especial de crédito para aplicação nos negócios, conforme palestra de linhas de credito orientado, com o Banco do Nordeste, Caixa ECONÔMICA Federal, Banco do Brasil, Credi Amigo e Agencia de Fomento do RN , são destinados até R$ 15 mil para cada microempreendedor individual. Para ter acesso ao crédito, é preciso que o interessado possua um CNPJ ativo e procure a agência com toda a documentação da empresa e uma garantia real ou um avalista.

MEI
Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria.
A categoria de microempreendimento individual foi implementada pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Parte das atividades são feitas em parceria com o Sebrae/RN

Por:
ADL (Agente de Desenvolvimento Local) Rubens Eduardo Santa Rita

quarta-feira, 24 de julho de 2013

GOSTOSO É MINHA CIDADE

foto Lamonier Araújo

A partir de agora, quem tiver fotos de Gostoso e quiser publicar na Galeria de fotos do nosso blog, pode enviar diretamente para a secretaria de Turismo e Comunicação, citando o autor da foto, o local e a data.

Serão aceitas fotos de paisagens, detalhes, natureza e outras desde que não sejam de conteúdo agressivo, com cenas de violência ou menores, ofensivas, ou obscenas.

Participe! Gostoso é minha cidade!

turismo.smg@gmail.com

COMUNICADO - CURSOS DO SEBRAE

ATENÇÃO

CURSO RECEPCIONISTA SEBRAE - À TARDE
Os interessados no Curso de Recepcionista do SEBRAE no turno da TARDE deverão entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelos telefones 9163-1581 ou 3263-4181 ramal 30, ou ainda pelo e-mail turismo.smg@gmail.com, para formarmos a turma. Necessário o mínimo de 10 alunos!

CURSOS DE CONTROLES FINANCEIROS, CAMAREIRA E RECEPCIONISTA - CERTIFICADOS
Já foram formados 12 pessoas no curso se Controles Financeiros, 12 no de Recepcionista e 15 no curso de Camareira, somente este ano. Os certificados já encontram-se na Secretaria de Turismo, é só retirar.

OUTROS CURSOS
Os interessados em fazer outros cursos  pelo Sebrae devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo, citando a área de interesse, para que possamos tentar trazê-los para o Município.

CURRÍCULOS
Os profissionais da cidade agora terão um espaço para divulgar seu currículo. Aqueles que tiverem interesse em enviar seu currículo profissional para nosso Banco de Dados, juntamente com suas cartas de referências dos locais trabalhados, já podem nos enviar. Não esqueçam de colocar seu certificado do SEBRAE!


OBRAS DA ENTRADA DA CIDADE

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso enviou, no dia 15 de julho, uma notificação à Construtora Galvão Marinho, responsável pela obra na entrada da cidade, para que retome imediatamente os trabalhos de pavimentação.

A Empresa terá 15 dias a partir da data de recebimento, 22 de julho, para reiniciar a obra.



CABEAMENTO TELEFÔNICO DA OI

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso está, desde o dia 28 de maio, tentando fazer com que a OI/TELEMAR resolva o problema dos cabeamentos na entrada da cidade.

A situação, vista diariamente pelos moradores e visitantes, é bastante precária e a Prefeitura encontra-se de mãos atadas, pois não pode resolver por conta própria, dependendo da prestadora de serviços.

Como a empresa não respondeu nem tomou as providências para a resolução do problema, a Prefeita Fafá encaminhou para o Setor Jurídico esta semana a documentação enviada à OI/TELEMAR, para que sejam tomadas medidas jurídicas.

 




segunda-feira, 15 de julho de 2013

ENCERRAMENTO CURSO CAMAREIRA - SEBRAE


Turma de camareiras formadas pelo consultor Severino David do SEBRAE na última semana.
Parabéns a todas! Agora teremos um banco de Currículos para que os empresários possam contratar as pessoas formadas pelos cursos oferecidos em parceria com a Prefeitura de Gostoso. Mande o seu Currículo para turismo.smg@gmail.com.

CONVITE SALA DO EMPREENDEDOR SEBRAE

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da SALA DO EMPREENDEDOR, vem por meio deste convida-lo a participar de uma Palestra sobre Crédito Orientado, voltado para o Micro Empreendedor Individual, formal. Os informais interessados também poderão participar, estarão presente SEBRAE/RN, Caixa Econômica Federal - CEF, Banco do Brasil - BB, Banco do Nordeste BNB, Agencia de Fomento do RN “Projeto Mão Amiga” e a operadora de cartões CIELLO. Não deixem de participar, você que quer saber como expandir seu negócio, seja ele qual tamanho for, participe!

Local: Secretaria de Turismo (ao lado do Supermercado Teixeira)
Hora: 19h00
Dia: 17 de Julho de 2013.

Informação e confirmação através do fone: 9417-5633 e pelo email reduardo43@hotmail.com.

RUBENS EDUARDO SANTA RITA DE OLIVEIRA
Agente de Desenvolvimento
      

 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

MANIFESTAÇÕES EM GOSTOSO - NOTA DA PREFEITA FAFÁ

Caros gostosenses,

Gostaria de declarar, através desta nota, o meu apoio às manifestações pacíficas realizadas no nosso município de São Miguel do Gostoso no último 1° de julho. Acreditamos que reivindicar melhores condições de vida não é apenas um direito do cidadão, mas um dever.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso está aberta a ouvir a população no sentindo de identificar e procurar sanar as dificuldades enfrentadas em nosso dia-a-dia. Reconhecemos que ainda há muito a ser feito em nosso município e, por isso, não poupamos esforços na busca por soluções viáveis tanto no âmbito municipal como no estadual e federal. Essa luta está apenas começando.

É importante que reconheçamos que muitos dos problemas apontados na manifestação de 1° de julho não são exclusividade de São Miguel do Gostoso. Por isso mesmo, temos visto manifestações em todo o território nacional e o consequente esforço da presidenta Dilma em mobilizar o governo federal e toda a classe política na busca por soluções que atendam aos justos protestos do povo brasileiro.

A respeito das reivindicações específicas da população de São Miguel do Gostoso, gostaríamos de comentar que:

Duplicação da entrada da cidade
A Prefeitura mantém contato constante com a empresa vencedora da licitação na busca por uma rápida solução e a imediata retomada das obras. Isto porque, após iniciada a duplicação, surgiram custos adicionais referentes a uma parte da obra que não estava prevista no projeto inicial. A Prefeitura está em busca de uma solução junto aos órgãos competentes e de verbas complementares necessárias para a conclusão do programa.


Estradas vicinais
A Prefeitura hoje está dotada de equipamentos como caçamba, motoniveladora e retroescavadeira, que permitirão a manutenção periódica das estradas, pondo fim à precariedade das vias de acesso aos distritos.

Saúde
O processo licitatório que permitirá a contratação de prestadores de serviços para o transporte na área da saúde já está concluído, o que permitirá a regularização do serviço. Em relação à falta de médicos, esclarecemos que essa é uma dificuldade de todos os municípios brasileiros. Tanto é que o Governo Federal está criando 3.615 vagas nas universidades federais (a meta do governo é criar 11.447 novas vagas nos cursos de Medicina até 2017, somando vagas públicas e particulares) e propondo a contratação de médicos de outros países, como medida emergencial, já que o contingente do país não é suficiente para atender toda a população. Conta ainda o fato de o nosso município estar localizado a mais de 100 km da capital, somado à falta de recursos financeiros capazes de oferecer uma proposta salarial maior, não sendo assim atraente para a maioria dos profissionais de saúde. De todo modo, continuaremos lutando para oferecer melhores serviços nessa área e um atendimento digno à população do nosso município.

Estamos ainda concluindo a obra da Unidade Mista de Saúde, iniciada na gestão anterior. O novo centro médico entrará em funcionamento em breve, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde para que possam prestar um melhor atendimento à população.

Água
A falta de água tem sido uma situação recorrente no município. Há pouco mais de um mês, autorizamos a abertura de um poço na Rua dos Camarões, uma das mais afetadas pelo problema. Infelizmente, a água encontrada mostrou-se imprópria para o consumo humano devido à grande quantidade de ferro presente em nossas reservas subterrâneas. Mesmo assim, seguiremos perfurando poços na tentativa de encontrar água de melhor qualidade até que o projeto de trazer uma adutora para São Miguel do Gostoso, de modo a pôr um fim definitivo a esse transtorno, seja viabilizado. Nesse sentido, o município já se adiantou e assegurou com a CAERN a construção da adutora através de recursos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

Iluminação
Já demos início à manutenção da iluminação pública em diversas ruas de São Miguel do Gostoso, bem como nos distritos. Embora a demanda seja superior aos recursos disponíveis, seguiremos investindo nessa área, considerada de grande importância para a administração.

Segurança
Cuidar da segurança da população é uma responsabilidade dos governos estaduais. De qualquer maneira, é preocupação da administração municipal que os munícipes sintam-se seguros na cidade onde vivem. Para garantir esse direito aos moradores de São Miguel do Gostoso, a Prefeitura, aliada ao Comitê de Segurança, vem pressionando o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para que aumente o efetivo de policiais do município. Atualmente, o contingente que atende São Miguel do Gostoso é de nove policiais. Desde que assumi a Prefeitura, conseguimos a vinda de um policial civil com viatura, além do reforço de mais dois policiais militares nos finais de semana e uma viatura nova para a PM, conseguida ainda na primeira semana de governo.

Finanças

Reconhecemos a crise financeira que assola boa parte dos municípios brasileiros, principalmente no Nordeste, que enfrentou neste ano a pior seca os últimos 50 anos. Mas não podemos nos acomodar e estamos diariamente em busca de convênios e parcerias que tragam recursos para o nosso município, de forma a viabilizar a concretização de projetos e obras em todas as áreas.

Gostaria de reafirmar meu compromisso com São Miguel do Gostoso e a disposição em reforçar os laços da administração do nosso município com todos os segmentos da sociedade. Juntos, temos maior capacidade de fazer de São Miguel do Gostoso um lugar mais justo e agradável para se viver. Vamos seguir na luta.

Um forte abraço,
Fátima Dantas
Prefeita de São Miguel do Gostoso

terça-feira, 9 de julho de 2013

SUP - COMEMORAÇÕES DA EMANCIPAÇÃO!


Dia 11 – QUINTA- Na praia do Cardeiro
7h00 Concentração SUP (stand up paddle)
7h30 Saída SUP (stand up paddle)

CURSOS PRONATEC - UFRN e SENAC

Já começaram os Cursos do  PRONATEC - SENAC
  • Auxiliar de Cozinha
  • Porteiro e Vigia
  • Depilação
  • Manicure
  • Garçom
E estão abertas as inscrições dos Cursos PRONATEC UFRN
  • Auxiliar Administrativo
  • Agente de Informações Turísticas
  • Agricultura Familiar (Tabua)
  • Inglês Básico
  • Montagem e manutenção de Micro
  • Operador de Computador
  • Recepcionista
Os cursos são para as famílias com renda familiar até 3 salários mínimos e inscritos no Cadastro Único. A  parceria é das entidades com a Secretaria de Ação Social e com o CRAS. Maiores Informações no CRAS.

PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DOS 20 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Dia 10 – QUARTA – Na praia do Cardeiro 
Início as 8h00
Futebol de areia infantil
Futebol de areia feminino
Início as 19h00
Futebol de mini-campo masculino adulto( mini-campo “O Vieirão”)

Dia 11 – QUINTA- Na praia do Cardeiro
7h00 Concentração SUP (stand up paddle)
7h30 Sáida do SUP (stand up paddle) na Praia do Cardeiro.
Início as 8h00
Futebol de areia adulto masculino
Continuidade as 19h00.
Futebol de mini-campo masculino adulto( mini-campo “O Vieirão”)

Dia 12 – SEXTA- Na praia do Maceió
Início as 8h00
Vôlei de praia
Início as 18h00
18h00
Noitada esportiva no Ginásio – Peteca (badminton), Tênis de Mesa, Taekwondo, Ginástica Olímpica, Palhaços, Futsal (Sagrada Família x São Miguel do Gostoso)

Dia 13 – SÁBADO- início as 8h00
  • Corrida de jegue – Saida Maceió 
  • Corrida de pedestres – Masculino – saída Tourinho e Feminino – saída Carnaubas
  • Ciclismo – trilha – Saida R. dos Dourados, Angico de Fora e chegada na Av. dos Arrecifes 
  • Início as 13h00. (Na Praia da Xêpa) 
  • Futvôlei masculino adulto.

Dia 14 – DOMINGO - (Na Praia da Xêpa)
Início as 8h00
Campeonato Estadual de Beach Handebol - o dia todo.

Dia 15 – SEGUNDA-( No mini-campo” O Vieirão”)
Início as 8h00
Futebol de mini-campo feminino adulto
Futebol de mini-campo masculino infantil.
19h00 - Culto de Ação de Graças Igreja Evangélica Assembléia de DEUS

Dia 16 – terça-feira
19h00 - Missa 
Premiação
Bolo
Apresentação da Banda da Escola de Música de São miguel do Gostoso

segunda-feira, 8 de julho de 2013

TRILHAS POTIGUARES


O Trilhas Potiguares Consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes. A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares.

O programa tem por MISSÃO propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades. As ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

A UFRN assume, através do projeto, a sua participação no processo de retomada do conhecimento crítico e participativo da sociedade, com uma visão interdisciplinar sobre a realidade na qual se insere. Além do cunho acadêmico, o projeto tem elevado conteúdo social.

São Miguel do Gostoso já recebe o Potiguares há 9 anos e providencia toda a logística para isso. Em reuniões com representantes da comunidade e suas organizações (entre elas AMJUS, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Secretaria de Saúde, AEGOSTOSO) foi feito um levantamento das necessidades da população e, baseado nesta demanda, o UFRN trouxe seus alunos para diversas oficinas.
A Professora e Coordenadora Donália Cândida Nobre é a responsável pelo projeto no município.

As oficinas são ministradas pelos alunos da UFRN serão:

- Oficina de qualidade de Vida no Envelhecimento;
- Oficina para crianças: Sou Criança Tenho Direitos;
- Atividade Física para idosos;
- Jogos e Brincadeiras Infantis;
- Oficina de Cidadania e Direitos Humanos;
- Oficina de brinquedos;
- Informática Básica,
- Segurança de Computadores;
- Mídias Sociais e Segurança;
- Formação de Novos Comunicadores (Jornalismo Impresso, Web jornalismo e Rádio jornalismo)
- Tecnologias em Sala de Aula;
- Oficina de Contação de Histórias;
- Fantoche e literatura - Educação Alimentar;
- Oficina Envelhecer Saudável;
- Oficina - Educação Sexual e gravidez na Adolescência;
- Gestação Saudável;
- Fantoches e Escovação;
- Saúde do homem;
- Saúde Bucal;
- Oficina Culinária de Alimentos Funcionais;
- Oficina Culinária para Crianças;
- Orientação para as mães sobre aleitamento materno e nutrição do lactente;
- Boas práticas de manipulação
- Oficina de papel Reciclado
- Brinquedoteca
- Sabão Ecológico
- Papel Reciclado
- Caminhada Ecológica
- Oficina de Fotografia

Os interessados ainda podem fazer suas inscrições, mais informações procurar a Secretaria de Turismo.
turismo.smg@gmail.com ou fone 3263-4181 ramal 30 ou  9163-1581.

Mais informações sobre o Trilhas no Blog http://www.trilhaspotiguaresufrn.blogspot.com.br

domingo, 7 de julho de 2013

TRILHAS POTIGUARES

Durante a Semana de
blog foi criado com o intuito de possibilitar a construção do conhecimento, por parte dos moradores da cidade de São Miguel do Gostoso. Com base nas diversas ferramentas da Comunicação, esta iniciativa foi produzida através do Programa de Extensão Trilhas Potiguares/UFRN, em parceria com a Prefeitura, entre os dias 07 a 13 de julho de 2013.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CURSO CAMAREIRA - ÚLTIMAS VAGAS


- 08 a 12 de julho
- 18h00 as 22h00
- Carga horária de 20h.
- R$ 40,00 por pessoa.
- Biblioteca Nazinha Ferreira

CONTEÚDO: O TRABALHO DA CAMAREIRA
• Rotina da Camareira;
• Como o setor organiza-se e funciona;
• POPs (Procedimento Operacional Padrão);
• Limpeza e Higiene;
• Produtos específicos;
• A necessidade e a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, EPIs;
• Qualidade em Prestação de Serviços.

Contatos: (84) 9163-1581 ou turismo.smg@gmail.com com Ana Carolina

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Agora o Portal da Transparência está no Blog do Município.


A consulta "Transparência nos Estados e Municípios" é o novo espaço do Portal da Transparência, que fornece dados sobre os recursos repassados do governo federal para estados, DF e municípios, permitindo que esses entes federativos extraiam as informações e as publiquem em seus próprios portais, além de dar transparência aos valores para que todo brasileiro interessado possa ter acesso a eles.

Com isso, a Controladoria Geral da União oferece mais um serviço que contribui para o incremento da transparência pública e atende dispositivos da Lei Complementar n.º 131/2009, que trata da publicação em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Acompanhe as receitas e despesas de Gostoso pelo menu principal, PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.

ENTREGAS DE MUDAS DE PAU BRASIL - RALLY RN 1500



     (fotos Tiago Lima)

No último sábado, 29 de junho, foram entregues 150 mudas de Pau Brasil para o Município. A iniciativa partiu da organização do Rally RN 1500, que esteve na cidade em 12 de abril.



Os comerciantes que colaboraram com a logística do Rally também receberão suas mudas.


    (fotos Tiago Lima)

Participaram da entrega Kleber Tinoco e sua equipe, a Secretaria de Turismo e Comunicação e a Secretaria de Obras e Meio Ambiente.




 As primeiras mudas de Pau Brasil foram plantadas na Praça da entrada da praia do Cardeiro, as demais serão cultivadas até estarem um pouco mais fortes e serão distribuídas pelas ruas da cidade.






REUNIÃO DO CONETUR - CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO

Reunião ontem com o Conetur, Conselho Estadual do Turismo, formado por 30 entidades entre polos turísticos, Governo do Estado, Governo Federal e entidades de classe, no Centro de Convenções de Natal.

Na ocasião estiveram em pauta o Programa de Regionalização do Turismo, pelo coordenador geral de Serviços turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, desoneração do Querosene para Aviação (QAV), (ou seja, redução da alíquota de imposto como forma de captar vôos charters) e a reforma do Forte dos Reis Magos em Natal, entre outros assuntos.

Ainda na reunião, Ana Carolina Scheel, da Secretaria de Turismo de São Miguel do Gostoso, em contato com Sandro Pacheco, Presidente da EMPROTUR RN, Gina Robinson, coordenadora de Promoção Internacional da EMPROTUR e o Secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes, que o destino "Gostoso" seja lembrado e prestigiado, assim como acontece com Natal e Pipa.





Renato Fernandes, Secretário de Turismo do RN e Ana Carolina Scheel, Coordenadora da Secretaria de Turismo de Gostoso




ENCERRANDO JUNHO

E as festividades foram grandes em São Miguel do Gostoso no mês de junho!

Procissão de São Pedro (foto Ariclenes Silva)

(foto Ariclenes Silva)

... com muitos fiéis... (foto Ariclenes Silva)

 
... acompanhamento da Capitania dos Portos...

... e SUP (Stand Up Paddle)

Arraiá Lirios das Estrelas (foto André Correia) e a bela Quadrilha "20buscar" de Enxu Queimado

Quadrilha da Melhor Idade 

terça-feira, 2 de julho de 2013

CPFL DIVULGA RESULTADO DO EDITAL DO PDS/RN

 

A CPFL Renováveis publicou hoje no site da empresa os Projetos aprovados no Programa de Desenvolvimento Sustentável.

Conheça os 5 Projetos de São Miguel do Gostoso: 

1 - Prefeitura: Execução de 1,850 horas de corte de terra para preparo de lavouras e construção de estruturas de armazenamento de água em fossas lonadas para 23 comunidades rurais, abarcando 1.040 famílias.

2 - Colônia de Pescadores de São Miguel do Gostoso - Z-34 - Conjunto de 2 projetos do Tipo A para aquisição de apetrechos de pesca e equipamentos de segurança para as embarcações de todos os pescadores do município.

3 - Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social - AMJUS - "Aventura Legal", projeto de criação, capacitação de uma micro empresa de guias turísticos locais para serem administrada por 24 jovens de baixa renda com apoio do SEBRAE

4 - Associação de Desenvolvimento do Reduto - Conjunto de 2 projetos do Tipo A para apicultura e artesanato labirinto

5 - Associação de Mulheres, Jovens e Produtores da Tabua - Recuperação da infraestrutura da Fábrica de Doces Tropicais de Tabua e fortalecimento do Banco Gostoso para sua organização como agência de microcrédito.

Tarcísio Borin, Diretor de Sustentabilidade da CPFL Renováveis, informou ainda que as instituições contempladas no ano de 2013 serão contatadas individualmente para elaboração do projeto definitivo, ajustes de cronograma e organização da documentação contratual.

As demais instituições que não foram contempladas nesta etapa deverão aguardar o pronunciamento da Diretoria de Sustentabilidade para o encaminhamento e/ou reapresentação dos projetos para o ano de 2014.

Os Comitês Municipais serão informados das datas das reuniões de esclarecimentos sobre as próximas ações do EDITAL 001 – PDS/RN.

Veja os projetos aprovados pelo Programa nas cidades de Parazinho, João Câmara e  Touros no link