sexta-feira, 28 de março de 2014

ANA PAULA MACIEL EM GOSTOSO

FOTOS: DIVULGAÇAO

A Secretária de Turismo Ana Carolina Scheel informa que, em breve, a ativista Ana Paula Maciel virá a São Miguel do Gostoso para conhecer os projetos da ONG AMJUS com as tartarugas marinhas.

Ana Paula permaneceu presa na Rússia no ano passado durante dois meses, com outros membros do Greenpeace, após um protesto no Ártico, quando tentaram escalar uma plataforma de petróleo. Eles foram surpreendidos pela polícia russa que então prendeu toda a tripulação do navio Arctic Sunrise.

O grupo foi acusado de pirataria e vandalismo. Em novembro, receberam o direito de responder ao processo em liberdade mediante pagamento de fiança, na cidade de São Petersburgo, mas sem poder deixar o país. 

Depois de solta, Ana Paula Maciel foi fotografada em Maringá, no PR, pelo conceituado fotógrafo paulista André Sanseverino. A bióloga gaúcha conta que parte do dinheiro será usada para a preservação de animais no Brasil e ficou interessada em conhecer o projeto em Gostoso . 

“ O tráfico de animais é o terceiro crime que mais movimenta dinheiro no país”. Ela espera conscientizar as pessoas para que não comprem e não acabem com as espécies proibidas e diz ainda que "financiar uma reserva seria a realização de um sonho".

 


BATE PAPO COM ANTONIO ROBERTO ROCHA

O jornalista de Turismo Antonio Roberto Rocha destaca Gostoso em sua coluna na Tribuna do Norte.

Bate-papo - Ana Carolina Scheel
Secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso

Qual a capacidade hoteleira do destino Gostoso?
Temos hoje quase mil leitos em 58 meios de hospedagem, entre oficiais e não oficiais, de todos os tipos.

A Prefeitura tem méritos na boa fase do Turismo no município?
A Prefeitura está tentando trabalhar nos serviços básicos da cidade, como acesso, água e limpeza. Mas também há movimentos quanto à preservação. São geralmente em parceria com o município, porém oriundos de ONGs e também com apoio do Patrimônio da União e do Idema.

Dê um exemplo:
Estamos agora com a medição da Lagoa do Cordeiro, para uma provável área de preservação ambiental. Outro exemplo: a trilha de veículos pelas praias não urbanas de Gostoso respeita a nidificação de tartarugas.

E a questão da segurança?
A prefeita está investindo em segurança. Temos um Conselho Municipal e pretendemos instalar algumas câmeras para garantir a tranquilidade da cidade.

Qual o perfil do visitante de Gostoso?
Até dois anos atrás, a praia era muito frequentada por turistas estrangeiros, mas nestes últimos dois anos a mídia nacional do destino foi muito grande. Maior até do que talvez pudéssemos acompanhar, já que temos IDH baixo e repasses escassos. Os turistas nacionais hoje vêm principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já os estrangeiros são italianos, portugueses, espanhóis e franceses. Já recebemos também atualmente alemães.

Antonio Roberto Rocha [antonioroberto@tribunadonorte.com.br ]
http://tribunadonorte.com.br/noticia/foco-na-midia-espontanea/277752

quinta-feira, 27 de março de 2014

GINA ROBINSON - NOVA SECRETÁRIA DE TURISMO DO RN

26 de março de 2014 por antonioroberto


O turismo do RN está nas mãos deles: Gina Robinson, secretária de Turismo do RN; e Sandro Pacheco, presidente da Emprotur

Depois de quase três meses sem secretário de Turismo – a situação do Governo do RN é delicada, ética e financeiramente -, o Rio Grande do Norte volta a ter um responsável pelo setor.

Trata-se de Gina Robinson, que desde 1991 atua ligada ao setor de Promoções Internacionais da própria secretaria que assume hoje, assim como da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur). Neste ano já participou da ITB, em Berlim, e da BTL, em Lisboa.

Gina, que atuou como gerente comercial do Novotel Ladeira do Sol, em Natal, entre 1996 e 2001, foi nomeada ontem à noite pela governadora Rosalba Ciarlini. Aceitou o desafio, após algumas consultas, e amanhã estréia na BNTM como secretária de Turismo do RN.

Carioca, é formada em Letras pela Universidade Santa Úrsula (RJ). Morou no Egito durante cinco anos e nos EUA por três anos. “Minha experiência com o turismo vem de minhas vivências em tantas viagens. Vivi e vivo o turismo em minha vida”, ressalta.

http://blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/veja-o-perfil-da-nova-secretaria-de-turismo-do-rn-gina-robinson/73350

FAZENDO PARTE

Primeiro dia de aula prática de kite surf para jovens de São Miguel do Gostoso. Esta é a mais recente novidade da AMJUS, a participação e acesso do jovem a esta modalidade de esporte náutico com o professor de kite surf, Ricardo Hidrante. De um jeito bacana, Hidrante iniciou nesta quarta-feira (26), junto à AMJUS esse trabalho, e através dele contribuindo com a oportunidade de muitos jovens de São Miguel do Gostoso terem acesso a esta prática esportiva brilhante. O projeto tem sua primeira turma formada pelos agentes sociais da AMJUS, jovens do projeto "Agência de Passeios Ecológicos Gostoso Ecotur", e continuará com outras turmas abertas, tendo esses agentes como monitores.









LANÇAMENTO DO RN SUSTENTÁVEL NO MATO GRANDE

Mais de 400 pessoas participam do lançamento do RN Sustentável no Mato Grande








O lançamento do RN Sustentável no Território do Mato Grande que abrange 15 municípios (Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará-Mirim, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros) aconteceu nesta terça feira na AABB de João Câmara e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais das cidades envolvidas, além da presença de mais de 400 pessoas interessada em conhecer o projeto.

A abertura do encontro foi feito por jovens de 13 a 19 anos da comunidade rural indígena Mendonça do Amarelão que integram a Orquestra do Amarelão. A comunidade será uma das beneficiadas com o Programa RN Sustentável.

A governadora Rosalba Ciarlini abriu o encontro explicando que a ideia do RN Sustentável é oportunizar os cidadãos no local onde residem. O trabalhador do campo precisa de apoio e condições, o RN Sustentável foi pensado justamente para associar valores e oportunizar o homem do campo, disse Rosalba.

Além de oportunidade para agricultura familiar o RN Sustentável prevê melhorias para as classes menos favorecidas nas áreas de segurança (aquisição de equipamentos para delegacias da região), saúde (reforma, ampliação, adequação e aquisição de equipamentos para hospitais e maternidade de Ceará-Mirim e João Câmara) e educação (reforma, ampliação e construção de escolas de ensino médio e profissionalizante). Para o território do Mato Grande a parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Estado prevê investimentos de 26 milhões de reais. 

Ana Guedes, gerente executiva do Projeto afirmou que o RN Sustentável é um modelo pioneiro e que deve ser seguido. O RN Sustentável foi escolhido como projeto modelo para o Brasil e para América Latina, disse.

Ana Guedes também detalhou toda parte técnica e tirou as dúvidas dos presentes.

Na ocasião, a comitiva de São Miguel do Gostoso, composta pela Prefeita Fafá Dantas, o vice Paulo Roberto, A Presidente da Câmara Nenê de Lala (Francisca Pinheiro) e pela Secretária de Assistência Social Lurdinha Alves e o Secretário de Agricultura e Pesca, Hidemar Peixoto, entregou ofícios da Câmara e da Prefeitura para que a obra da estrada seja melhorada, já que já tem buracos e ainda nem foi inaugurada.






Também foi divulgado no evento que Gostoso será contemplado com o Saneamento Básico, que tanto necessita.

Estamos esperando ansiosamente!

quarta-feira, 26 de março de 2014

REVISTA ABELLHUDO


A Revista Abelhudo fará seu lançamento no RN, em Galinhos e em São Miguel do Gostoso, com a presença do ator Marcos Ferian da novela Rebelde do SBT.

Em vídeo gravado, o ator Marcos Ferian faz convite para o lançamento da revista Abellhudo,acontecendo no sábado 12 de Abril de 2014 na Pousada Oásis Galinhos na cidade de Galinhos-RN às 18 horas em sessão de autógrafos e no domingo 13 de Abril de 2014 no Spaço Mix na cidade de São Miguel do Gostoso-RN às 18 horas.

A primeira vez que o ator Marcos Ferian, intérprete do grandioso personagem “Guto” de grandioso sucesso na novela “Rebelde” na Rede Record, esteve no Rio Grande do Norte foi em Dezembro passado quando ele veio visitar o Lajedo do Rosário, localizado na cidade de Felipe Guerra, região Oeste, distante da capital, Natal, 351 km para produção de matéria de capa da revista Abellhudo.

Ano passado ele esteve em cartaz no Teatro das Artes no Rio de Janeiro participando do musical “Corações Psicodélicos”, como também na peça infantil "O Rei do Lixo" como protagonista Pitu com apresentações no Teatro dos Grandes Atores no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro.

Na visita a cidade de Felipe Guerra ele conheceu o Lajedo do Rosário, onde está a maior concentração de cavernas do Rio Grande do Norte, dentre elas, a caverna do Trapiá,já batizada como a maior caverna do Rio Grande do Norte tendo um abismo de 18 metros de altura em sua entrada e medindo 2.330 metros de cumprimentos.

Antes do lançamento o ator Marcos Ferian estará concedendo entrevista coletiva à imprensa às 14 horas na Pousada Oásis Galinhos na cidade de Galinhos para falar de sua carreira e assuntos relacionados à sua vinda ao Rio Grande do Norte.

O credenciamento para a coletiva de imprensa com blogueiros,jornalistas,colunistas e radialistas estará acontecendo através de solicitação pelo e-mail: abellhudo@gmail.com e dará direito somente um profissional por veículo de comunicação.

O lançamento da revista Abellhudo conta com o apoio da On Line For Men(Natal) e das revistas 100 Fronteiras(Foz do Iguaçu-Paraná) e Evidência Cosmopolita-Maceió-Alagoas).Foto:Hallyson Bysmarck/Divulgação/Revista Abellhudo

Para assistir o vídeo acesse: Clique Aqui!

Divulgação/Revista Abellhudo

SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL


De 31/03 a 1/04, o Sebrae RN oferece em São Miguel do Gostoso programação gratuita, que inclui atendimentos, oficinas, palestras e consultorias, voltada ao público-alvo.
A ação faz parte da mobilização que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil e visa o desenvolvimento dos negócios enquadrados na categoria e a formalização de autônomos.

Teremos palestras, consultorias, cursos gratuitos, formalização, declaração de renda do MEI, formalização e muito mais. Você que quer participar da palestra faça sua inscrição através do telefone 94175633 com Rubens.

segunda-feira, 24 de março de 2014

FOTOS DOS MUTIRÕES

As duas ações realizadas na Sede do Município e na comunidade do Reduto foram um sucesso! 


Com participação da Secretaria da Educação, do Sindicato dos Bugueiros, da AEGOSTOSO com João Scomarin e Claribel, Escoteiros 33 Lobos do Mar, Amjus, Ecotur, Desbravadores, Secretarias de Saúde, Turismo, Agricultura e Pesca, Assistência Social, Administração, Obras e Meio Ambiente. Vice Prefeito Paulo Roberto, sempre presente, e Janielle Linhares, Chefe de Gabinete, que fez também os bastidores da operação e com Endemias e Vigilância Sanitária orientando e verificando focos de dengue. 


Muitos terrenos serão notificados e multados, caso não realizem a limpeza. Mas sabemos que nem sempre a culpa é do dono, pois alguns vizinhos também costumam jogar no terreno vazio seu lixo, sujando assim os terrenos desocupados... outros organizam seus quintais perfeitamente.

Foram encontrados focos de dengue, sendo a população informada dos procedimentos a serem adotados para evitar a proliferação do mosquito.

Muito bem! Orientação, educação, participação!

Ainda não conseguimos atingir toda a cidade, mas grande parte foi verificada!



























NOITE DA POESIA - URCA DO TUBARÃO


 
Fotos AMJUS

A prefeita Fafá Dantas prestigiou na noite de último sábado (22) a apresentação do grupo “SÓ MELODIA” da AMJUS, que é composto por crianças e adolescentes de São Miguel do Gostoso, realizado na Urca do Tubarão em virtuda da Noite da Poesia. Fafá Dantas observou carinhosamente as crianças que tocaram várias músicas, alegrando o publico presente. 


O grupo é coordenado por José Edson Gomes e Walter Jefferson membros da AMJUS. Além de Fafá Dantas, o presidente da AMJUS Heldene Santos e o Diretor Financeiro Francisco Anjos, acompanhados pelas esposas Rafaela Dones e Joana Darc De Sousa também foram prestigiar a apresentação do só Melodia e participar da Noite da Poesia.

AGENDA SEMANAL


A Secretaria de Turismo e Comunicação vai voltar a informar semanalmente a atividade da Prefeitura e das Secretarias. A agenda de trabalho e os acontecimentos serão divulgados no  Blog da Prefeitura (www.prefeituradogostoso.blogspot.com.br) e no facebook (https://www.facebook.com/pages/Munic%C3%ADpio-de-S%C3%A3o-Miguel-do-Gostoso/180686142030623?fref=ts). Para tal, contaremos com a colaboração dos colegas Secretários, enviando sua programação.

E a Prefeita Fafá Dantas já informou que a nova sede da Secretaria de Turismo será onde hoje é a Secretaria de Educação, na Rua dos Dourados, quase esquina co a Av. dos Arrecifes. O prédio será refomado para que o agente de desenvolvimento do SEBRAE, Rubens Eduardo Santa Rita, também seja acomodado lá. Falta apenas que o novo prédio onde ficará a Secretaria de Educação fique pronto, o que ainda levará um certo tempo. O importante é que a Secretaria continua funcionando.

Na semana passada participamos da sessão da Câmara, que falou sobre o Sindicato do Buggies e a regularização dos bugueiros, entre outros assuntos. Também estivemos no encontro sobre Meio Ambiente; em reunião com a advgada do município Dra. Nadjaluce, discutindo sobre o Conselho de Turismo e Projetos, na Reunião com o Comite Orla e nos dois mutirões contra a Dengue. As fotos e matérias do Blog e facebook da semana também foram feitas pela Secretaria.