sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Programação de eventos para novembro/2014

Novembro chegando amanhã e já repleto de eventos. Confira:
- NOVEMBRO AZUL, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Secretaria de Saúde terá ações diárias voltadas para o atendimento ao homem acima de 50 anos.

- 08 de novembro: inauguração do CENTRO de CULTURA para a população. Este Centro de Cultura, como seu nome já diz, é todo voltado para promover a cultura. Sua inauguração será marcada com sessão de cinema. Em breve, horário das sessões e filme em cartaz

- 13 à 18 de novembro: 2a Mostra de Cinema de Gostoso. A praia do Maceió mais uma vez será palco do telão principal, com exibição dos filmes da mostra. Ainda haverá a mostra de cinema infantil, cursos, oficinas e debates. Em breve, a programação completa.

- 28 à 30 de novembro: IV Etapa do Campeonato Brasileiro de Handebol de Praia. Mais uma vez, nossa cidade será sede deste grandioso evento esportivo.Em breve, a programação completa, com horários e locais dos jogos.

A alta temporada chegou! programe-se e viva o verão em Gostoso.

Encerramento OUTUBRO ROSA - veja como foi

Hoje de manhã, tivemos a caminhada/pedalada como encerramento do OUTUBRO ROSA, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Foi uma ação da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da sua Secretaria de Saúde.

Veja as fotos:



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Evento de encerramento do OUTUBRO ROSA

É AMANHÃ!

Encerramento do OUTUBRO ROSA: às 7h, pedalada/caminhada saindo do pórtico da cidade e terminando na Unidade Básica de Saúde do Maceió. Na UBS, haverá exposição de bijuterias e serviço de depilação para o público presente, oferecido pelas alunas PRONATEC. Haverá também palestras e orientação sobre prevenção/diagnóstico precoce de câncer de mama e útero.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cinema a favor dos ventos em São Miguel do Gostoso

Yuno Silva
Repórter

Na famosa São Miguel do Gostoso, praia badalada do litoral Norte potiguar, cinema combina com sol, banho de mar, debates e formação. Com cerca de 9 mil habitantes e nenhuma sala para exibição em tela grande, a pequena cidade recebe entre 13 e 18 de novembro a segunda edição da Mostra de Cinema de Gostoso. A programação traça um panorama da atual safra do cinema nacional, e exibe ao longo de seis dias 46 produções, entre longas e curtas, de todo o Brasil. A lista completa foi divulgada quinta-feira passada, dia 23, e traz filmes que geralmente não entram em cartaz no circuito comercial do Rio Grande do Norte. A Mostra de Gostoso abre a curta temporada de festivais no Estado, onde também se inserem o Cine Natal e o Festival de Baia Formosa.


Divulgação
Sob curadoria e direção do cineasta Eugênio Puppo, II Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso anuncia programação e se consolida como mostra de conteúdo inédito


Com exibições gratuitas ao ar livre, à beira mar na Praia do Maceió, e no cineteatro do Centro Cultural de Gostoso, merecem destaques os elogiados (e premiados) “Tatuagem” (PE), “Praia do Futuro” (SP), “A História da Eternidade” (PE), “Branco Sai, Preto Fica” (DF) e “A Luneta do Tempo” (PE), este último dirigido por Alceu Valença com participação da cantora Khrystal – o filme de Alceu ainda está restrito ao circuito de festivais: estreou em agosto no Festival de Gramado (RS) e rendeu indicação de melhor atriz coadjuvante para Khrystal. Também estão na programação dois, dos três curtas contemplados no edital Cine Natal 2013 da Prefeitura do Natal: “O menino do dente de ouro”, de Rodrigo Sena, e “Janaína colorida feito o céu”, de Babi Baracho.“

Além dos filmes inseridos na Mostra Competitiva e na Mostra Panorama, também estão programadas Mostra Infantil e sessões especiais com filmes convidados. “Primamos pelo bom conteúdo, e nossa prioridade são os filmes autorais”, disse Eugenio Puppo, idealizador e produtor do festival, confirmando o perfil não-comercial do festival. Ele avisa que não serão exibidos filmes com cenas fortes (conotação sexual, drogas) na Praia do Maceió por ser aberto e não termos como controlar o acesso. “Com isso a Mostra Panorama ganha destaque, e tem a mesma força em relação a qualidade dos filmes”.

Os horários das atividades da Mostra de Cinema de Gostoso foram pensados para permitir que o público possa acompanhar toda a programação: pela manhã debates e Mostra Infantil, à tarde Mostra Panorama no Centro Cultural; e à noite a Mostra Competitiva na praia. “Esquema maratona mesmo”, disse o produtor Matheus Sundfeld, braço direito de Eugenio, que também participou da conversa com a reportagem do VIVER por telefone (no viva voz).

Matheus disse que ainda não será este ano que a Mostra Competitiva terá premiação em dinheiro, “mas que a meta é essa”: “O ano foi bem curto (Copa do Mundo e eleições) para quem trabalha com captação de recursos para projetos culturais via lei de incentivo.”, contatou. Outro ponto bastante ressaltado por Puppo, cineasta paulista vencedor do Festival de Brasília deste ano com o documentário “Sem Pena”, são as atividades de formação audiovisual promovidas desde agosto com 52 jovens da região de São Miguel do Gostoso organizados em torno do Coletivo Nós do Audiovisual: “Oferecemos dez oficinas (roteiro, câmera, direção, atuação, história do cinema) e como resultado teremos dois curtas produzidos por eles que serão exibidos na sessão especial”. 

O documentário de Eugenio também estará na Mostra como filme convidado. Os jovens também irão compor a equipe de produção do festival e participaram da curadoria coletiva, que segundo Eugenio é a única do gênero no Brasil. “Com essas ações de formação, também pretendemos formar uma nova geração de cinéfilos e quem sabe de críticos de cinema”, avaliou. Sobre os debates, o cineasta contou que foram convidados realizadores de outros estados e que a ideia é “promover uma conversa sobre a produção audiovisual”.

PROGRAMAÇÃO

MOSTRA COMPETITIVA
LONGAS
A Luneta do Tempo - Alceu Valença (PE)
Branco Sai, Preto Fica - Adirley Queirós (DF) 
Deserto Azul - Eder Santos (MG) 
Dominguinhos - Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar (SP)
Ela Volta na Quinta - André Novais Oliveira (MG)
O Último Cine Drive-in - Iberê Carvalho (DF)
A História da Eternidade - Camilo Cavalcante (PE) 
Rio Cigano - Julia Zakia (SP) 
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - Daniel Ribeiro (SP)


CURTAS
A Chamada - Gustavo Vinagre (SP)
A Era do Ouro - Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos (SP)
A Última Companhia - Cassio Hazin (RN)
Abraço de Maré - Victor Ciriaco (RN)
De Castigo - Helena Ungaretti (SP)
Estátua! - Gabriela Amaral Almeida (SP)
História Natural - Júlio Cavani (PE)
Marina Não Vai à Praia - Cássio Pereira dos Santos (MG)
O Menino do Dente de Ouro - Rodrigo Sena (RN)
Sem Coração - Nara Normande e Tião (PE)Sophia - Kennel Rógis (PB)

SESSÕES ESPECIAIS
LONGAS
A Noite do Chupacabras - Rodrigo Aragão (ES)
A Revolução do Ano - Diogo Faggiano (SP)
Sem Pena - Eugenio Puppo (SP)

CURTAS
Entre Lonas - Ficção realizada por alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso (RN)
Promessas - Documentário realizado por alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso (RN)

MOSTRA PANORAMA
LONGAS
A Vizinhança do Tigre - Affonso Uchoa (MG)
Aliança - Gabriel Martins, João Toledo, Leonardo Amaral (MG)
Os Dias com Ele - Maria Clara Escobar (SP)
Praia do Futuro – Karim Aïnouz (SP)
Tão Longe é Aqui - Eliza Capai (SP)
Tatuagem - Hilton Lacerda (PE)Ventos de Agosto - Gabriel Mascaro (PE)

CURTAS/MÉDIAS-METRAGENS
A Menina e o Boto - Paulo Roque (PA)
Dias Vadios - Samuel Lobo (RJ)
Hospedeira - Rita Carelli (SP)
Ilha - Ismael Moura (PB)
Janaína Colorida Feito o Céu - Babi Baracho (RN)
Mundum - Marcia Beatriz Granero (SP)
O Mundo Inteiro é um Palco - Carito Cavalcanti (RN)
O Olho e o Zarolho - René Guerra e Juliana Vicente (SP)
Poeira de Prata no Escuro do Quarto - Carlos Segundo (MG)
Quebramar - Anderson Legal (RN)
Rua das Árvores - Alice Jardim (AL)
Sailor - Victor Ciriaco (RN)
Ser Mais que Cinza - Daniel Figueiredo (PE)
Verona - Marcelo Caetano (SP)

fonte: tribunadonorte.com.br

DIA DO IDOSO - Veja como foi a comemoração

Ontem o dia foi especial! Tivemos a comemoração do Dia Internacional do Idoso, que é dia 01 de outubro. A festa foi animada por Naldinho dos teclados, na tarde de ontem, no Centro de Múltiplo Uso. Esta foi uma ação do CRAS em parceria com o NASF e teve a presença da secretária de Assistência Social ( Sra Maria de Lourdes ) e do vice-prefeito ( Sr Paulo Roberto ).



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que vem por aí...

O que está para acontecer:

* 30/10: mutirão na Maternidade Januário Cicco para exames Ultrassonografia mamária e Mamografia

* 31/10: encerramento do OUTUBRO ROSA: às 7h, pedalada/caminhada do pórtico da cidade à Unidade Básica de Saúde do Maceió. Na UBS, haverá exposição de bijuterias e serviço de depilação para o público presente, oferecido pelas alunas PRONATEC, além de palestras e orientação sobre prevenção/diagnóstico precoce de câncer de mama e útero.

*01/11: NOVEMBRO AZUL: mês dedicado à prevenção/diagnóstico precoce do câncer de próstata.

* 08/11: CENTRO DE CULTURA será reinaugurado, com programação de cinema.

* 13 à 18 de novembro: 2a MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

* 28 à 30 de novembro: IV Etapa do Brasileiro de BEACH HANDEBOL ( 28 à 30 de novembro )

sábado, 25 de outubro de 2014

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos continua...

 A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da secretaria municipal de saúde, convoca os donos de cães e gatos do município para levarem seus animais para serem vacinados contra a raiva. 





CENTRO DE CULTURA será reaberto

Confira as fotos da visita que a Prefeita Fafá Dantas fez no dia 23/10 ao Centro de Cultura. Ela foi conferir como estão as obras, pois a inauguração será dia 08/11! Em breve, divulgaremos a programação.







quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O aniversário da nossa prefeita - 23/10/2014






Hoje é dia de homenagear esta grande mulher, nossa querida prefeita Fafá Dantas, pelo seu aniversário!

Fafá, que Deus continue iluminando seus passos e lhe dando forças para seguir sua missão como mulher, mãe, esposa e nossa prefeita. Muitos anos de vida, muita saúde, paz , discernimento e que nunca tire este sorriso do rosto.







fonte: emanuel neri

terça-feira, 21 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA na praia da Xêpa

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através de sua Secretaria de Saúde e o NASF ( Núcleo de Apoio a Estratégia da Família ), continua a campanha do OUTUBRO ROSA. Ontem, após o treino funcional, houve bate-papo. Veja as fotos e programe-se, a atividade física é aberta a todos, basta chegar. Toda segunda-feira, na praia da Xêpa, às 16h. Instrutor: Victor ( educador físico )



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ônibus escolar para nosso município

Ontem, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso recebeu mais dois ônibus escolares, adquiridos com a verba do FNDE. Abaixo, nossa secretária de educação, Izabel de Matos, recebendo os ônibus.



Dia do Professor - 15 de outubro

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso parabeniza todos os professores pelo seu dia. Um dia que é marcado pela luta incessante desses profissionais por um mundo melhor, por formar gerações cada vez mais conscientes de seus papéis na sociedade.

Aqui o nosso muito obrigado por não desistir de sua vocação nem de seu aluno, por acreditar que a educação transforma o ser humano para o bem e o prepara para a vida.




segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Vento sopra a favor dos negócios

A combinação de ventos fortes, águas mornas e um cenário paradisíaco proporcionado por praias de beleza ímpar e quase desertas faz de São Miguel do Gostoso um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte. A cada ano, a cidade, que fica a 108 quilômetros ao norte de Natal, recebe mais de quatro mil visitantes na alta temporada, parte deles adeptos de esportes náuticos, como windsurfe e kitesurfe. Os mais de mil leitos disponíveis na rede hoteleira ficam ocupados entre setembro e fevereiro. Não à toa, a principal atividade econômica do município é o turismo. Foi nesse setor que a cidade de quase 10 mil habitantes passou por uma transformação nos últimos anos, com o surgimento de novos empreendimentos, entre pousadas, agências de turismo, bares e restaurantes e outras empresas ligadas a essa cadeia produtiva.


Marco Polo Veras
Inês e Ramon Marcolino: Casa de veraneio foi transformada em pousada, gera empregos e deve crescer em São Miguel do Gostoso


“Acreditamos no potencial da cidade. Quando percebemos que as praias tinham tudo para permanecer preservadas, tivemos a certeza de que conquistariam os turistas”, conta Inês Marcolino, que, juntamente com o esposo, Izaac Marcolino, e o filho Ramon, decidiu transformar a casa de veraneio em uma pousada, a Vivenda da Terra. A empresária deixou de vez o negócio que tinha com plantas ornamentais e paisagismo e, há dois, dedica-se integralmente ao novo projeto.


O estabelecimento recebe turistas de todo o Brasil e do exterior, principalmente entre os meses de novembro e fevereiro. E os planos são de expansão. “Parte do lucro reinvestimos no empreendimento. Pretendemos abrir mais dez leitos”, antecipa Ramon Marcolino, que administra a pousada. O negócio está sendo rentável para a família e também para o povo do lugar. Com abertura, a Vivenda da Terra contratou dois funcionários e dois diaristas, quadro que aumenta 30% na alta estação.


Políticas
Esse cenário favorável ao empreendedorismo foi resultado de políticas adotadas pelo município para estimular a criação de empresas e fortalecer os negócios de pequeno porte, com a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa a partir de 2010. Colocar em prática o que essa legislação determina levou a prefeitura a conceder incentivos fiscais, desonerando a carga tributária para as empresas do setor de serviço, segmento no qual estão a maioria dos empreendimentos do turismo. As alíquotas do Imposto Sobre Serviço (ISS) caíram de 5% para 3%, beneficiando 60 donos de pousadas e 40 donos de bares, restaurantes e conveniências.

Como o turismo é responsável por 60% da arrecadação municipal, poderia se pensar que o reflexo da decisão seria perda de receita. No entanto, a arrecadação própria mais que triplicou entre 2009 e 2014, subindo de R$ 890 mil para R$ 2,9 milhões, recolhidos de janeiro a setembro deste ano. “O incentivo é importante por estimular a abertura de empresas, que geram mais postos de trabalho. E nesse sentido as micro e pequenas empresas são fundamentais para a economia da cidade. São elas que estão gerando emprego e movimentando a economia”, diz a prefeita, Maria de Fátima Tertulino Dantas Neri, que é conhecida como Fafá Dantas. Segundo ela, a ideia é investir parte do recolhimento do ISS em capacitação dos profissionais que atuam no turismo.




Negócio cresce na esteira dos esportes náuticos
As forças do vento o tricampeão mundial de windsurfe na categoria wave, Kauli Sead, conhece bem e domina com maestria, mas ele, juntamente com os pais, tem provado que também exibe talento quando se trata de empreender. Os ventos fortes de São Miguel do Gostoso, cuja intensidade chega a velocidade de até 40 quilômetros por hora em média, também sopraram a favor dos negócios. Após torneio em Gostoso, o jovem, que até então morava no sul do Brasil, vislumbrou uma oportunidade de negócio na praia, que recebe kitesurfistas de todo o Brasil e de países, como Alemanha, França, Itália, Japão, Rússia e Suíça.


Marco Polo VerasRicardo Seadi: Investimento em negócio que engloba escola de esportes náuticos, bar, loja de roupas, pousada e uma “guarderia”


Ele decidiu abrir uma guarderia, espaço que serve para guardar os equipamentos, como velas, pipas e pranchas. Assim surgiu, em 2010, o Clube Kauli Seadi, que evoluiu e, atualmente, agrega uma escola de esportes náuticos – a terceira da cidade -, um bar, uma loja de roupas e uma pousada com dez bangalôs, além da guarderia. Todo o empreendimento é administrado pelo pai do campeão, Ricardo Seadi, que também se instalou na cidade. “Não esperávamos ter tanto sucesso, mesmo acreditando no projeto. Em dois anos, conseguimos recuperar o investimento aplicado na estruturação da pousada”, diz o Ricardo Seadi.

O empreendimento garante doze empregos diretos, número que aumenta com as vagas temporárias que surgem na alta temporada. Graças a empresas como o Clube Kauli Seadi que pessoas como David Gomes tem uma ocupação. Ele é um dos instrutores da escola idealizada pelo atleta e chega a ministrar em torno de dez aulas windsurfe por dia.


Formalizações aumentam e empresas se expandem
A instalação de uma Sala do Empreendedor no município contribuiu para reduzir as taxas de informalidade e elevar o índice de abertura de mais empresas, principalmente aquelas enquadradas na categoria jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Até cinco anos atrás, só havia 52 empresas registradas em São Miguel do Gostoso. Hoje, já são 340, sendo 196 microempreendedores.

Marco Polo VerasJanaína Cardoso da Silva, ex-empregada doméstica, abriu o próprio restaurante e virou microempreendedora individual na praia


Janaína Cardoso da Silva faz parte desse grupo. Abdicou da profissão de empregada doméstica e resolveu não ter mais patroa ao abrir o próprio negócio há três anos. Ela é a proprietária e a figura mais importante do Xepa´s Restaurante, instalado na praia da Xepa, daí o nome do estabelecimento. Relevante porque a jovem empresária que tem a fama de servir uma das melhores moquecas da cidade.

Tudo começou com uma pequena lanchonete que evoluiu para restaurante e, há sete meses, o Xepa´s deixou de integrar as estatísticas negativas da informalidade. Janaina Cardoso formalizou o negócio como MEI. A obtenção de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) possibilitou o desligamento de programas sociais e, por outro lado, permitiu que a empresa de Janaina Cardoso participasse das licitações realizadas pelo município.

Atualmente, o Xepa´s Restaurante é um dos três estabelecimentos que fornecem refeições para pessoal que dá plantão na cidade, como profissionais da área da saúde e policiais, e demais servidores. Movimento que garante um faturamento médio mensal de R$ 3 mil. “A formalização foi muito importante. Fiquei sem o Bolsa Família, mas agora estou vendendo para a prefeitura”. A regularização da empresa e o direito de emitir notas fiscais abriram outras oportunidades. A microempreendedora está em negociação com um dos grupos eólicos para prover refeições para um grupo de 200 trabalhadores. “Se der tudo certo, poderei ampliar o meu restaurante e contratar funcionários para dar conta do serviço”.


Eólicas têm que dar preferência a empresas locais
Devido à posição privilegiada, São Miguel do Gostoso conta com ventos fortes que chegam a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora, em média. Um oásis, não só para os desportistas radicais, mas também para grandes grupos multinacionais do setor eólico, como o Grupo Serveng e o Voltalia, que mantém operações na França, Guiana Francesa e Grécia, além do Brasil. 

Estão sendo implantados três parques eólicos em São Miguel do Gostoso e a prefeitura, em negociação com os grupos, estabeleceu que as subcontratações teriam de dar prioridade para as micro e pequenas empresas locais, assim como a mão de obra, quando não especializada.

“É esse tipo de tratamento diferenciado que cria um ambiente legal favorável ao desenvolvimento das pequenas empresas. E isso só se consegue com visão por parte do prefeito, que toma para si a causa dos pequenos negócios por compreender a importância do segmento para a economia da cidade, e aplicação do que está previsto na Lei Geral”, diz o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Rio Grande do Norte, Hélmani Rocha. São Miguel do Gostoso é um dos municípios que são atendidos diretamente com as ações promovidas pela unidade.

tribunadonorte.com.br
edição 12 de outubro de 2014




tribunadonorte.com.br
12 de outubro de 2014

sábado, 11 de outubro de 2014

1a SEMANA DA CRIANÇA - veja como foi

Assim foi comemorada a Semana da Criança, nos distritos e sede do município:
bastante alegria,e colorido e diversão!

































sábado, 4 de outubro de 2014

1a SEMANA DO BEBÊ - DE 06 À 10 DE OUTUBRO

DATA: 06 de outubro, segunda-feira
PÚBLICO-ALVO: crianças de até 1 ano de vida, puérperas e gestantes
LOCAL: Baixinha dos França
HORA: a partir das 13:00
AÇÕES PLANEJADAS:
- Abertura oficial da semana do bebê
- Vacinação
- Teste do pezinho
- Palestra sobre alimentação saudável
- Cuidados com a higienização oral
- Cuidado com a postura

DATA: 07 de outubro, terça-feira
PÚBLICO-ALVO: crianças de até 1 ano de vida, puérperas e gestantes
LOCAL: Novo Horizonte e Cruzamento
HORA: a partir das 8:00
AÇÕES PLANEJADAS:
- Vacinação
- Teste do pezinho
- Palestra sobre alimentação saudável
- Cuidados com a higienização oral
- Cuidado com a postura

DATA: 08 de outubro, quarta-feira
PÚBLICO-ALVO: crianças de até 1 ano de vida, puérperas e gestantes
LOCAL: Tabua e Antônio Conselheiro
HORA: a partir das 8:00
AÇÕES PLANEJADAS:
- Vacinação
- Teste do pezinho
- Palestra sobre alimentação saudável
- Cuidados com a higienização oral
- Cuidado com a postura

DATA: 09 de outubro, quinta-feira
PÚBLICO-ALVO: crianças de até 1 ano de vida, puérperas e gestantes
LOCAL: Morro dos Martins / Santa Fé e Angico Velho
HORA: a partir das 8:00
AÇÕES PLANEJADAS:
- Vacinação
- Teste do pezinho
- Palestra sobre alimentação saudável
- Cuidados com a higienização oral
- Cuidado com a postura

DATA: 10 de outubro, sexta-feira
PÚBLICO-ALVO: crianças de até 1 ano de vida, puérperas e gestantes
LOCAL: sede do município ( polo Maceió e polo Dourados )
HORA: a partir das 8:00
AÇÕES PLANEJADAS:
- Vacinação
- Teste do pezinho
- Palestra sobre alimentação saudável
- Cuidados com a higienização oral
- Cuidado com a postura

REALIZAÇÃO:

Articulação do Selo UNICEF
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Assistência Social
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente
NUCA